quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Cachorro preto: Será que você tem?

  
   Depressão: Você pode ter e não saber.
   Não quero sair despertando o medo nas pessoas, ou uma espécie de neurose para criarem caraminholas na cabeça. Muito longe disso! Quero apenas chamar a atenção para algo, infelizmente, muito comum entre pessoas do nosso convívio. É essencial que a gente conheça as características da depressão, não só para se ajudar, mas para compreender e respeitar aquela pessoa do seu convívio que talvez tenha depressão, mas nunca te disse.

   "Como assim, Lux? Eu clico no link do cachorro e você começa a falar de depressão?"
  
   Primeiro gostaria que você visse um vídeo divulgado pela OMS (legendado) clicando aqui ou aqui. Para quem não consegue ver, ele relaciona a depressão como se ela fosse um cachorro preto que toma conta da sua vida de uma forma negativa, mas que pode ser dominado com o tempo, de acordo com o tratamento adequado a cada pessoa. Além disso, fala que muita gente esconde esse problema porque não é socialmente aceitável como já falei na postagem anterior.

Depois de ver o vídeo, leia abaixo o que tenho pra falar sobre as minhas cachorras - no sentido literal.  :)


  ( Importante: Muita gente, quando vê esse vídeo, acredita se tratar de racismo o fato de associar a depressão a um cachorro negro. Segundo o site do Estadão, "Quem popularizou a expressão cão negro  como sinônimo de depressão foi Winston Churchill ao descrever seu sofrimento com o transtorno. Mas o apelido de fato foi cunhado pelo escritor inglês Samuel Johnson ainda no século 18".  
O que importa é a intenção do vídeo - realizada com excelência! É imperdível!)




 

   Bom, agora que você já entendeu a mensagem do vídeo, seguirei com as minhas cachorras pretas, rs. Eu estava preparando uma postagem sobre o quanto elas tem me ajudado no tratamento, quando cheguei no vídeo acima. Quase não acreditei na forma com que essas duas coisas se complementaram diante de mim. Deus é fantástico!

   Confesso que também assustei quando 4 profissionais diferentes me diagnosticaram com depressão leve. Ora bolas, mas eu não estava chorando 24h por dia e nem deixando de tomar banho! ...Aí é que está. A depressão tem algumas características típicas, mas quando ela está leve (no início), sabe ficar muito bem disfarçada de um "tédio" sem hora certa para surgir, um choro "sem motivo", entre outras coisas, claro. 
   Parei. Pensei. E não pude rejeitar aquele diagnóstico. No fundo, eu sentia que algo estava muito errado comigo!!!


   "E aonde entram suas cachorras?", você deve se perguntar...
   Em dezembro de 2013, meu marido e eu decidimos comprar duas cachorras. A Kiara (Kiara com K mesmo, deixa o "Ch" para os humanos, rs), uma pastor alemão capa preta; e a Magali, uma labradora... ...Preta! kkkkkkk...
   Nessa época eu ainda não sabia de nada a meu respeito, mas já sabia o quanto era cansativo e confuso estar como eu estava.
   A Magali é a preta que consegue, aos poucos, vencer o cachorro preto da depressão. Como todo labrador, ela tem energia e alegria suficientes (de soooobra) para isso. Além disso, testa minha tolerância, minha agilidade e força física como ninguém! - um verdadeiro método Pilates, rs. Li o livro do César Milan (O Encantador de Cães) e foi transformador. É de um autoconhecimento gigantesco! Conhecendo a psicologia canina, passamos a nos observar muito mais.Se puder, leia.
   Manter a calma quando a vontade é de sair gritando é um desafio e tanto! E não basta fingir, pois o cachorro sente quando não estamos verdadeiramente calmos. Eu precisava me concentrar muito, respirar, orar com muita decisão, para, enfim, transmitir para a Magali os sinais corretos: calma e assertividade.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."
Gálatas 5:22

   Aos poucos ela tem ficado cada vez mais obediente, mas ainda é uma grande terapeuta animal para mim - e para meu marido também, com certeza, rs. A minha relação com a Magali se resume a 3 palavras: alegria, desprendimento e desafio! É uma professora com aula de segunda a domingo!
   A Kiara é mais parecida comigo: um gato de hotel (como diz meu pai quando se refere a mim). Ama um cafuné! AMA! Grudenta, manhosa, fiel e obediente. Participa de absolutamente tudo que fazemos! Tanto que, às vezes, chega até a atrapalhar, kkkk. Ela me faz liberar os melhores sentimentos! Seus olhos são apaixonados, nos admira e busca nosso olhar com carinho, mostrando a pureza e a compreensão dos animais. Ela sabe mostrar o quanto eles merecem nosso respeito.
 
   "Também pensei: Deus prova os homens para que vejam que são como os animais.
   O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Tudo é vaidade!     Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão.
   Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra?"

   Eclesiastes 3:18-21
 
   E você? Tem algum(a) cachorro (a) preto(a)? Você pode ter e não saber. Observe-se. Informe-se. Busque ajuda! Isso também é amor próprio.
 
 
    "O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio."
   Provérbios 12:15

  
   Creio, firmemente, que o amor aos animais é capaz de ajudar na cura de qualquer transtorno.


   A paz!


   Lux.
   "Pois dele, por Ele, e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre. Amém."
Romanos 11:36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um espaço de livre expressão pessoal - um blog como outro qualquer. Não sou psicóloga, nem psiquiatra. As postagens se resumem, basicamente, em experiências pessoais. Qualquer comentário desrespeitoso ou preconceituoso será, com certeza, descartado na moderação.